20/12/2021 -  SPPREV ministra curso sobre reforma previdenciária estadual a servidores de RHs

De 6 a 10 de dezembro, a São Paulo Previdência, em parceria com a Escola de Governo do Estado de São Paulo - Egesp, ministrou o curso “Nova Previdência no Estado: conceitos, regras e procedimentos” a servidores que atuam na área de Recursos Humanos das maiores Secretarias e autarquias do Estado.

Realizado à distância, por meio do Teams, ferramenta do Outlook, o curso trouxe conhecimentos sobre os benefícios de aposentadoria e pensão por morte decorrentes da reforma previdenciária estadual, com atenção às alterações trazidas pela Lei nº 1.354/20 e também pelo Decreto nº 65.964/2021.

Nos dois primeiros dias foram abordadas as principais alterações nas regras dos benefícios de pensão por morte. Já nos três últimos dias tratou-se sobre as principais alterações nas regras dos benefícios de aposentadoria.

Ministraram conteúdo no referido curso o diretor de Benefícios Servidores Públicos, Fernando Zanelli, o gerente de Aposentadorias Servidores Públicos, Saulo Vieira Valente, e as assessoras Ana Flávia Cunha Canabrava e Denise Gomes Fernandes. Houve também a participação do gerente de Pensões Ex-Servidores Públicos, Rodolfo Cintra de Oliveira, bem como do supervisor de Pagamento de Aposentadoria de Servidor II, Thiago Boregio da Costa Cardoso, e do supervisor de Concessão de Aposentadoria de Servidor II, Carlos Humberto Marques Guimarães.

O curso “Nova Previdência no Estado: conceitos, regras e procedimentos” teve por objetivos trazer ainda mais instruções sobre o processo de aposentadoria, como orientações que devem ser transmitidas aos servidores requerentes do benefício de aposentadoria, ensinar os servidores de RHs a manusear corretamente o Sistema de Gestão Previdenciária - Sigeprev, além de prestar importantes esclarecimentos a respeito do benefício de pensão por morte.

Conforme destaque do diretor Fernando Zanelli, “neste curso oferecido pela Egesp percebemos que a nossa proposta de trabalhar em parceria com as unidades de Recursos Humanos segue sempre necessária e atual”.

De acordo com a visão comum dos palestrantes, “o retorno dos colegas servidores que participaram conosco desta capacitação, a quem agradecemos, reforça o pedido para que seja dada continuidade a tais eventos, sinalizando-nos que, além de servir de alinhamento das competências mútuas entre os órgãos, a realização de tais cursos atende principalmente a função de conhecer e atualizar as normas, as rotinas e os procedimentos de aposentadoria e pensão tratados no RPPS”.

A SPPREV e a Egesp planejam realizar uma segunda edição do evento no próximo ano com os demais setoriais de Recursos Humanos do Estado de São Paulo. Além disso, o planejamento também abrange a realização de um curso no formato Ensino a Distância - EAD, com vídeos e manuais detalhados e aprofundados sobre os principais temas relativos a aposentadoria e a pensão por morte.