A São Paulo Previdência (SPPrev) participou da 2ª Conferência Internacional de Integridade Pública e Privada, realizada nos dias 12 e 13 de maio, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Promovido pela Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP) em parceria com a Red de Transparencia y Acceso a la Información Pública de Iberoamérica (RTA), o encontro reuniu representantes de mais de 20 estados brasileiros e 18 países latino-americanos para debater temas centrais para o fortalecimento da governança pública, da transparência institucional e da confiança social nas instituições.
Com o tema “Integridade que orienta, transparência que transforma: construindo confiança por meio do acesso à informação”, a conferência também marcou os 30 anos da RTA e a realização de sua trigésima reunião oficial, consolidando o evento como um importante espaço internacional de cooperação e troca de experiências em torno da integridade pública.
Ao longo dos dois dias, autoridades, especialistas, representantes de órgãos de controle, membros do Judiciário, forças policiais e organismos internacionais compartilharam experiências, desafios e boas práticas voltadas ao aprimoramento dos mecanismos de controle, prevenção à corrupção e promoção do acesso à informação.
A palestra magna do evento foi conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que destacou a importância da ética e da responsabilidade no exercício da função pública. Em sua fala, afirmou que “é dever de todos nós respeitar a confiança depositada nos servidores públicos pelos cidadãos”, além de ressaltar que a integridade exige não apenas conhecer o que é correto, mas praticar o correto e agir pelos motivos corretos.
Durante o primeiro dia, os debates reforçaram a ideia de que não existe integridade sem transparência. Um dos painéis da programação discutiu “Estratégias para a Promoção do Exercício Inclusivo do Direito de Acesso à Informação”, abordando iniciativas de capacitação da população para o exercício desse direito, especialmente entre grupos vulneráveis. Foram apresentados modelos internacionais de divulgação e treinamento, como os planos DAI implementados no México e posteriormente adaptados pelo Chile, com resultados positivos na formação cidadã e ampliação da cultura de transparência.
Outro tema debatido foi a relação entre integridade e setor privado, no painel “Programas de Integridade Empresarial e a Transparência nas Relações Público-Privadas”, que discutiu práticas de governança, compliance e mecanismos de transparência nas relações entre empresas e administração pública.
O segundo dia da conferência aprofundou os debates sobre auditoria, controle interno e combate à corrupção. A programação foi aberta pelo painel “O papel proativo da Auditoria na prevenção e detecção de fraudes e casos de corrupção”, que destacou a importância da conscientização sobre auditoria e controle interno como instrumentos fundamentais para a integridade institucional.
A participação da SPPrev na conferência reforça o compromisso da autarquia com a integridade, a transparência, o fortalecimento da governança pública e o aprimoramento contínuo de suas práticas institucionais, sempre em busca de uma gestão previdenciária cada vez mais eficiente, responsável e alinhada ao interesse público.