IMPORTANTE
O ATENDIMENTO DA SEDE E DOS ESCRITÓRIOS REGIONAIS É REALIZADO MEDIANTE AGENDAMENTO.
ENTRE EM CONTATO COM O TELEATENDIMENTO PARA AGENDAR OU ACESSE OS SERVIÇOS ONLINE AOS BENEFICIÁRIOS

Certidão de Tempo de Contribuição

Os ex-servidores do Estado de São Paulo devem solicitar, para fins de aposentadoria junto a outro regime previdenciário, a emissão de sua Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

A requisição de tal documento deve ser realizada junto ao setor de Recursos Humanos do órgão do Estado de São Paulo no qual o ex-servidor trabalhou, local em que o processo será instruído.

Ao realizar tal solicitação, os servidores deverão preencher e entregar ao referido órgão o requerimento previsto na Portaria SPPREV nº 102, de 28-02-2014, disponível abaixo, no campo Formulários Necessários (Interessado).

O passo seguinte é o encaminhamento do processo pelo órgão para a São Paulo Previdência, a qual cabe a conferência e, caso todas as informações estejam corretas, a homologação da CTC.

Assim que a certidão é homologada, ela retorna ao órgão de origem do ex-servidor, ao qual compete a entrega do documento ao interessado.

Atenção: para obter informações sobre o andamento da homologação de sua Certidão de Tempo de Contribuição, o ex-servidor deve comparecer à sede ou a uma das unidades de atendimento regional da SPPREV ou procurar o RH do seu órgão de origem.

A Portaria SPPREV nº 102, de 28-02-2014, estabeleceu os modelos de Controle de Frequência e Declaração de Vida Funcional que deverão ser utilizados pelos Recursos Humanos dos órgãos de origem dos ex-servidores. Os modelos estão disponíveis abaixo, em Formulários Necessários (RH dos órgãos de origem).


Certidão de Tempo de Contribuição de ex-policiais militares

Os ex-policiais militares devem solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição junto à Diretoria de Pessoal da Polícia Militar, a qual transmitirá os formulários próprios da instituição e informará os procedimentos a serem seguidos pelos interessados.

SiglaFormulários Necessários (Interessados) Form.
FS-003 Requerimento  .doc   .pdf
P102 Portaria SPPREV nº 102 de 28-02-2014     .pdf

SiglaFormulários Necessários (RH dos órgãos de origem)Form.
FS-001 Controle de frequência  .doc   .pdf
FS-002 Declaração de vida funcional  .doc   .pdf
P102 Portaria SPPREV nº 102 de 28-02-2014     .pdf
P154 Portaria MPS nº 154 de 15-05-2008     .pdf
CGT-3 Comunicado GT 3 de 19-01-2009     .pdf