Neste mês de julho, os pensionistas universitários da SPPrev (São Paulo Previdência) devem realizar o recadastramento semestral, assim como fizeram em janeiro deste ano, apresentando a documentação necessária via postal ou em escritório regional da SPPrev mais perto. Além disso, beneficiários da categoria também precisam atualizar seus dados no aplicativo Gov.br.
Concedida para jovens que eram pensionistas civis ou militares (filhos, enteados, netos ou dependentes instituídos) de servidores do Estado de São Paulo, a pensão universitária é um benefício que poderia ser interrompido aos 21 anos, mas que pode ser estendido quando o jovem ingressa em um curso superior. Ao concluir a graduação, a pensão é automaticamente encerrada ou quando a idade limite é atingida, sendo 25 anos para civis e 24 anos para militares.
Quais são as documentações exigidas?
-
Documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, etc.);
-
Declaração de matrícula (curso e duração) com firma reconhecida ou assinatura digital;
-
Atestado de frequência do semestre anterior, mas o histórico escolar com matrícula e frequência também são aceitos;
-
Certidão de nascimento ou casamento (expedida há até 60 dias);
-
Declaração de estado civil / união estável (firma reconhecida se por correio);
-
Se o universitário estiver estudando no exterior, terá que apresentar uma declaração informando se é residente ou não no exterior e, caso resida no país estrangeiro, deverá informar desde que data.
Saiba como realizar o Censo Previdenciário 2025
O pensionista universitário pode atualizar o Censo Previdenciário 2025 de forma online, através do aplicativo SOU.SP.GOV.BR ou no site da SPPrev (via Gov.br). Lembrando que, se o censo ou recadastramento não for realizado no prazo, o benefício será suspenso até regularização.