A São Paulo Previdência (SPPrev) tem investido significativamente na digitalização de seus processos e atendimento para modernizar seus serviços, oferecendo agilidade, transparência e comodidade aos seus beneficiários, sempre com segurança absoluta. Essa transformação digital visa facilitar o acesso a informações e procedimentos, reduzindo a necessidade de atendimento presencial.
Em mais um marco dessa transformação, foram concluídos no dia 30 de junho, dois pedidos de pensão militar de forma totalmente online, facilitando o acesso ao serviço de forma mais cômoda também para os dependentes dos ex-servidores.
Conforme definido pela Lei Complementar nº 1.354/2020, as pessoas que podem solicitar incluem o cônjuge, companheiro(a) estável (inclusive homoafetivo), filhos menores de 21 anos, inválidos ou com deficiência, enteados menores sob dependência econômica, pais em situação descrita em lei, ex-cônjuge com pensão alimentícia.
Saiba como solicitar de forma online pensão pela SPPrev
No Portal SPPrev, no menu principal é possível encontrar Serviços Online e a opção para iniciar o processo de solicitação de pensão é em Habilitação de Pensão Online. Para isso, é obrigatório o login com uma conta GOV.BR com nível prata no mínimo. Feito o login, preencha os dados é só seguir esses passos:
- Digitalize e anexe os documentos pessoais (RG, CPF), certidão de óbito, comprovantes de vínculo com o servidor, entre outros conforme exigido.
- Preencha os formulários e requerimentos solicitados no sistema.
- Em alguns casos (como pensão por invalidez), pode ser necessário realizar perícia médica.
Para saber o andamento do processo, é possível ver as exigências, prazos ou a necessidade de enviar recursos pelo autoatendimento. Para outras dúvidas, a SPPrev disponibiliza um Manual do Usuário com o passo a passo detalhado. A solicitação é voltada somente para casos de falecimento a partir de março de 2020 (civil) ou dezembro de 2019 (militares).