18/12/2023 -  Realize sua prova de vida pelo celular

Com o objetivo de promover mais comodidade aos beneficiários, em setembro de 2023 foi lançada a prova de vida digital, que permite aos aposentados e pensionistas que se recadastrem pelo celular, por meio do aplicativo SOU.SP.GOV.BR, disponível para download nos sistemas operacionais Android e IOS. O aplicativo é integrado ao GOV.BR e possibilita a prova de vida por meio da biometria facial.

A iniciativa é uma ação da Secretaria de Gestão e Governo Digital em conjunto com a São Paulo Previdência, operacionalizada pela Prodesp.

Para realizar a prova de vida de modo digital, é necessário que os beneficiários façam o download do aplicativo SOU.SP.GOV.BR. Para acessar o SOU.SP.GOV.BR, é utilizado o login GOV.BR. O beneficiário deve digitar seu CPF e seguir as orientações. Se ainda não fez o cadastro, pode acessar o link http://acesso.gov.br/ e conferir as instruções.

O GOV.BR possui os níveis de segurança bronze, prata e ouro. Para acessar o SOU.SP.GOV.BR é exigido o nível de segurança prata ou ouro. Para saber mais sobre como aumentar o nível da conta com reconhecimento facial, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=J14IzHDzER8.

Em caso de dúvidas, as equipes de todas as unidades do Poupatempo estão à disposição para prestar auxílio aos beneficiários.

No caso dos pensionistas universitários, o recadastramento continuará sendo realizado junto à SPPREV, nos meses de janeiro e julho. Já no caso de pensionistas civis e militares que estão há mais de 12 meses sem se recadastrar, também será necessária a realização da liberação de pagamento retido.

Além da prova de vida digital, o procedimento também poderá ser efetuado de modo presencial, em agência do Banco do Brasil ou unidade da autarquia.

Sobre o SOU.SP.GOV.BR e o GOV.BR

O SOU.SP.GOV.BR é um canal único para o relacionamento entre os servidores estaduais, os aposentados, os pensionistas, os beneficiários do IAMSPE e o Governo. O objetivo de seu desenvolvimento é transformar São Paulo em um estado cada vez mais tecnológico, transparente, eficiente e acessível para toda a população.

Já a conta GOV.BR é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.

Links úteis:

- Como recuperar a senha de sua conta GOV.BR
- Como aumentar o nível da conta GOV.BR com reconhecimento facial
- Como aumentar o nível da conta GOV.BR via validação bancária
- Dicas de como realizar o reconhecimento facial